Recolha e análise da crítica e jornalismo sobre Artes Visuais na imprensa escrita em Portugal.

quinta-feira, março 09, 2006

Há males que vêm por bem

“Chegaram as Caixas”. Sobre exposição “O olhar fauve” no Museu do Chiado e a de Frida Kahlo no CCB. Uma “caixa” de Alexandre Pomar.
Expresso, 2006/01/20.

“Estas iniciativas de escala modesta, com notória qualidade histórica e capazes de atrair grandes públicos, não interessariam aos gostos críticos de directores mais interessados em passear as suas supostas carreiras pelas grandes capitais. Só surgem em Lisboa porque se interromperam os créditos para um jogo fátuo que tem tido menos a ver com programas públicos de cultura do que com planos privados de comissários, artistas, galerias e coleccionadores- investidores, com que aqueles se foram confundindo por falta de escrutínio político.

As pequenas mostras vindas das periferias espanholas e francesa, ou a procurar noutros circuitos também facilmente acessíveis, têm o mérito de estabelecer um contexto cultural mais participado e integrado, que não vive apenas das franjas do “star-system” artístico –um contexto menos provinciano, portanto. Sobre ele será possível construir outros projectos de maior ambição.”


Pergunta:
Quererá A.P. dizer que com os Directores de Museu que temos, o melhor será cortar-lhes o dinheiro?




“Experimentar a imagem”. Sobre o Prémio BES Photo. Ana Ruivo.
Expresso, 2006/01/28.

“Depois de um perturbado arranque marcado em parte pela crítica à disparidade de escolhas que enfrentavam trabalhos e percursos de artistas de gerações muito distintas ( e levou Paulo Nozolino e João Maria Gusmão/Pedro Almeida Paiva a recusarem participação), afinaram-se critérios, e a iniciativa saiu reforçada, mais coerente, e sob afirmadas intenções de futuro por parte das entidades promotoras”.


Nota do OCA: José Luís Neto ganhou.